I Seminário de Patrimônio Cultural e Museologia da UFSC
Data: 1 a 3 de Junho
Local: Universidade Federal de Santa Catarina

O I Seminário de Patrimônio Cultural e Museologia da UFSC acontece num momento de efervescência acadêmica, especialmente, devido a criação do curso de graduação em Museologia.

O curso de Museologia foi criado em 2010, como resultado de esforços do Departamento de Antropologia, do Departamento de História e do Museu Universitário Osvaldo Cabral, que visavam a qualificação destas áreas na Universidade. É no sentido de dar continuidade a esta qualificação que o presente seminário se insere.

O evento tem por finalidade contribuir com o pensamento antropológico sobre o patrimônio cultural e a museologia. Pretende avaliar os impactos das políticas públicas patrimoniais sobre as populações envolvidas, privilegiando a dimensão da memória, da economia e da cultura local. Refletir sobre o processo de construção dos museus. Discutir e avaliar comparativamente as gestões participativas e o protagonismo dos sujeitos envolvidos nos projetos de museus comunitários. Apresentar e avaliar as experiências de processos de revitalização urbanas que contemplam na sua maioria os centros históricos. E fundamentalmente, propiciar o intercâmbio científico que fomente a consolidação de redes e projetos articulados de pesquisa entre pesquisadores participantes do IBP abrigando outras redes de pesquisadores nacionais e internacionais na área.

Mais informações:
www.naui.ufsc.br