Reabertura da exposição Os Tempos da Maré

Reabertura da exposição de longa duração

O Museu da Maré tem o grande prazer de convidar todos e todas para a festa de lançamento da renovação da exposição “Os Tempos da Maré”. Será no dia 30 de novembro, a partir das 16h, com a presença de Ivanir dos Santos em cerimônia ecumênica. Após, teremos roda de samba com o grupo Samba de Raiz para celebrarmos juntos a alegria desse momento.

RELEASE

No próximo dia 30, o Museu da Maré fará uma grande festa para comemorar o lançamento da renovação de sua exposição de longa duração “Os Tempos da Maré”, que já recebeu mais de 40 mil visitantes durante os sete anos em que esteve aberta ao público.

Além de preservar a memória da antiga fábrica de reparo de peças de navios em que está instalada, a exposição discute vários temas de relevância para a vida dos moradores das 16 comunidades locais. Esses temas são apresentados em 12 tempos, que formam um grande calendário, inspirado no calendário “Família Maré”, produzido pelo Museu, em 2005. Vários moradores cederam fotos de família e depoimentos orais para compor o calendário, que permanece até hoje em lugares de destaque em suas casas.

Água, migração, casa, trabalho, resistência, feira, festa, fé, cotidiano, criança, medo e futuro são os temas apresentados na exposição, que mistura vários períodos da história da Maré, desde sua formação até o tempo presente. Contribuindo para resignificar o papel dos museus no mundo contemporâneo, o Museu da Maré trabalha a concepção de sua exposição de forma a promover o diálogo entre as diferenças existentes na cidade, a partir de imagens, documentos e objetos doados por moradores, mas que se comunicam pelo afeto e simplicidade com inúmeras pessoas de tantos outros lugares.

16h – Concentração

17h – Cerimônia ecumênica com Ivanir dos Santos

18:30 – Lançamento da renovação da exposição

19:30 – Festa com presença de grupos musicais locais

Pela Av. Brasil, sentido Zona Oeste (passarela no. 7):
Entrar na primeira rua à direita, entre o quartel do Exército (CPOR) e a escola Bahia.

Horário de funcionamento: 9h às 19h (seg à sex); 9h às 18h (sab)