Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Grupo Maré de Histórias
Contadores de Histórias da Maré

Mare_de_historias

História contada
é história viva

O projeto Maré de Histórias desenvolve um trabalho a partir das narrativas dos moradores, explorando o  aspecto lúdico da história da Maré - as lendas e os "causos" narrados pelos mais velhos.

Histórias como O Ensopado de Cobra, O Porco com Cara de Gente, O Casamento na Palafita e A Figueira Mal Assombrada fazem parte do repertório do Grupo Maré de Histórias que, assim como a Exposição Memórias da Maré, também faz apresentações itinerantes pelas escolas públicas do bairro.

O grupo é formado por voluntários, que realizam trabalho de pesquisa junto aos moradores e organizam rodas nas quais são trocadas experiências e escolhidas as histórias a serem contadas.   Atualmente, o grupo se apresenta nas escolas e eventos da comunidade e, após a contação das histórias, são realizadas oficinas, onde as crianças, através da pintura e do desenho, recontam as histórias ouvidas.

A experiência dos contadores de histórias é, sem dúvida, um importante meio de resistência da cultura local, de diálogo entre as diversas gerações, de preservação da memória e de construção da identidade coletiva.

mare_de_historias_publico
Trata-se de uma iniciativa marcada pela simplicidade, que não requer técnicas ou recursos rebuscados, valorizando-se o diálogo direto, a imaginação e a criatividade. Em uma época marcada pela comunicação globalizante das grandes redes de informação e pelo individualismo, a Contação de História recupera a tradição oral, que renasce em novas histórias e resiste em velhos contos passados de geração em geração.